domingo, 7 de junho de 2009

FATORES QUE MODIFICAM A FORÇA

Fatores Neurais: os fatores neurais são os principais responsáveis pelo aumento da força nas primeiras semanas de treinamento com pesos. A coordenação intramuscular relaciona-se ao aumento do número de unidades motoras recrutadas, tamanho das unidades motoras recrutadas (princípio do tamanho) e frequência de contração de cada unidade motora.

Fatores Musculares: relacionados principalmente com a hipertrofia muscular. A hipertrofia muscular ocorre devido principalmente à sobrecarga tensional e metabólica.

Fatores Biomecânicos: se considerarmos que o corpo humano se movimenta graças a sistemas de alavancas, entenderemos que não só a força muscular mas também o seu ponto de aplicação interfere na capacidade de vencer a resistência. Esse conceito é definido como Momento ou Torque, que é a capacidade de forças girarem um sistema de alavancas ao redor do ponto fixo (eixo). Se o eixo for saudável e bem treinado, maior sua capacidade de aumentar gradativamente a carga de treinamentos e alcançar melhoras na questão de aumento de força.

Fatores Psicológicos: relaciona-se a uma força latente, denominada reserva de proteção, que seria mobilizada de forma involuntária, como por exemplo em situações de perigo (Força Absoluta), uma força que pode ser de padrões fora do comum, maior ou menor dependendo da adrenalina da pessoa na situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário