Quando os músculos das costas estão condicionados, eles mantêm-se fortes, resistentes e flexíveis, o que permite que o corpo se mova e trabalhe com menos risco de lesão e dor. Ao funcionar corretamente, os músculos podem reduzir bastante a carga nos ossos, nas articulações, nos discos e nos ligamentos. Por outro lado, quando os músculos não estão condicionados, seja pela falta de uso ou por lesão, eles tendem a ficar menores, mais fracos, menos resistentes e flexíveis.
Como funcionam os músculos? Basicamente, quando você quer se mover, seu cérebro manda uma mensagem através dos nervos para o músculo correto. Quando a mensagem chega no músculo, as substâncias químicas que estão dentro dele o fazem retrair. Como o músculo está preso ao osso, essa retração o puxa. Se a duração dessa retração for forte o bastante, o osso e, então, o corpo, se moverão.
Para estender, ou relaxar, e retornar à posição de descanso, o músculo precisa de energia. Se o músculo trabalha sem energia ou fica cansado, ele não consegue relaxar e voltar ao comprimento inicial. O resultado final pode ser o que geralmente chamamos de tensão. À medida que os utiliza, alguns dos músculos menores das costas podem ficar cansados e retrair. Quando os músculos se retraem, os ossos ficam juntos, mais comprimidos que o normal; essa contração, sozinha, pode causar dor nas costas e limitar sua capacidade de mover-se com total flexibilidade. De fato, muitas pessoas têm dores nas costas provavelmente relacionadas aos músculos não condicionados e contraídos, que ficaram cansados e se retraíram.
A curto prazo, o cansaço desse músculo pode resultar em nada mais que uma leve dor nas costas, mas, se essa condição permanecer durante dias, anos, as costas podem desgastar-se mais rápido que deveria. Se os músculos não forem alongados, eles podem ser lesados. Se tiver sorte, a lesão será somente um esforço ou tensão muscular, em que o músculo é lesado sem gravidade. Infelizmente, os músculos podem sofrer uma lesão mais grave. A boa notícia é que os músculos, devido a seu bom fluxo sanguíneo, tendem a curar-se rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário