domingo, 7 de junho de 2009

TIPOS DE FORÇA

Força Geral: compreende a força desenvolvida pelos principais grupos musculares, ou seja, não tem especificidade muscular e tem como objetivo trabalhar o sistema muscular como um todo.

Força Local:
é classificada assim a força que engloba músculos específicos que são mais solicitados para o desempenho de um certo esporte.

Força Rápida: se compreende a força rápida como a capacidade do sistema muscular demovimentar o corpo ou parte dele.

Resistência de Força:
é a capacidade de resistência à fadiga em condições de desempenho de força prolongados. Pode ser entendida também como a capacidade do músculo de exercer, repetidamente, movimentos de força por um tempo prolongado.

Força Útil: estado de força normalmente presente em todos os indivíduos e encontrada em todas as atividades cotidianas.

Força Latente: é a força que poderá ser trabalhada, desenvolvida. É a força em potencial.

Força Pura: é a força máxima que somente é desenvolvida por um trabalho com cargas muito elevadas (tradicionalmente utilizadas pelos halterofilistas).

Força Dinâmica: é quando existe uma alteração no comprimento das fibras musculares, provocando uma aproximação ou afastamento dos segmentos ou inserções musculares próximas, portanto há movimento. Este tipo de trabalho muscular é chamado de isotônico.

Força Estática: é aquela em que não existe alteração no comprimento das fibras musculares, portanto não há movimento. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando aumento da tensão muscular. Este trabalho denomina-se isométrico.

Força Isocinética: o exercício isocinético favorece a resistência muscular, e é desenvolvido por equipamentos que possam fornecer vários graus de resistência. Nesse tipo de exercício o praticante pode ajustar a velocidade exata do exercício, assim como pode acrescer ou decrescer a tensão, com a finalidade de aumentar sua própria força muscular. Como exemplos de atividades isocinéticas temos a bicicleta estática, máquinas de remo e natação. Uma das vantagens desse treino é o fato de nunca se alcançar o esgotamento total do músculo trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário